Descoloração

A descoloração é a técnica para retirar a pigmentação dos fios, ou seja, tirar a cor antiga dos cabelos naturais ou tingidos para aplicação de uma nova tonalidade, de acordo com o que a pessoa quer.
Devemos fazer uma analise dos cabelos antes da aplicação do produto para saber se estão em condições de passar pela descoloração sem riscos, como quebra e queda. Caso a cabeleira esteja enfraquecida com certeza ela não vai agüentar todas as etapas.
O certo é aplicar o pó-descolorante azul à base de amônia para abrir a cutícula do cabelo, e água oxigenada com volume, que pode variar conforme a tonalidade da pigmentação do fio (20 a 40)e a cor que deseja ser alcançada.
Para se ficar loira platinada, em poucas horas, a opção é a descoloração, já que o processo é específico para clarear as madeixas.
A descoloração também é para iluminar o visual com mechas e luzes douradas e tem os fios muito escuros. O grau da descoloração depende da tonalidade que a pessoa quer chegar é usado mais ou menos oxidante.
A recomendação para descolorir os cabelo é evitar mexer nos fios muito danificados por processos químicos, a descoloração pode deixá-los ainda mais fracos, podendo levar a quebra. Depois da aplicação você deve ficar vigiando a descoloração dos cabelos e quando chegar a cor ideal retirar com bastante água. Não esqueça de fazer a aplicação da tinta.
Não deixe de fazer o teste de mecha, pois a técnica pode causar irritabilidade extrema no couro cabeludo como alergia ou lesões
A descoloração não deverá ser feita em pessoas alérgicas aos produtos usados na técnica ou cabelos muito danificados.

Tanto na descoloração quanto na decapagem é utilizado o pó descolorante. Geralmente os pós descolorantes possuem persulfato de potássio ou persulfato de amônio, que são dois poderosos elementos que ao serem misturados com oxidante (água oxigenada) tem a capacidade de destruir melanina e pigmentos do fio fazendo com que este clareie.

Quando falamos em descoloração estamos dizendo que vamos retirar o pigmento, a melanina de um fio "virgem". Descolorir quer dizer "retirar a cor", não é o correto dizer mas posso dizer que a descoloração, teoricamente, agride menos o cabelo, pois sendo esse virgem tende a perder a cor mais rapidamente, ficando assim, menos exposto ao pó descolorante.

Já na decapagem temos a retirada de pigmentos de um fio que já "foi colorido anteriormente". E quando falo de colorido anteriormente quero dizer colorido com tintas, tonalizantes, xampús tonalizantes, henna, e até mesmo aquela coisa de criança de colorir os cabelos com papel crepom. Decapagem é, basicamente, limpar uma determinada superfície das impurezas que a revestem, que é a cor que se deseja retirar. Os cabelos escuros são os mais difíceis de decapar pois quanto maior o grau de vermelho e azul no cabelo, maior é a dificuldade para se chegar no tom de clareamento desejado. Um cabelo castanho escuro é mais difícil de clarear do que um castanho médio por exemplo.

É muito útil ressaltar que para decapar um cabelo e até mesmo descolorir, se a vontade for a de clarear o cabelo vários tons, então o correto é começar a clarear os fios com água oxigenada mais forte (40 vol) e posteriormente, não atingindo o grau desejado, proceder a nova aplicação com outra mistura que tenha água oxigenada mais fraca. Lembrando que NÃO ACONSELHO QUE ESSE PROCEDIMENTO SEJA FEITO  EM CASA OU SEM UM PROFISSIONAL CAPACITADO POR PERTO, pois o clareamento do fio envolve técnicas elevadas para quem não tem um conhecimento básico de coloração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário