Shampoos

As vezes nos perguntamos: "Qual o shampoo ideal para o meu cabelo? Mas shampoo é só pra lavar o cabelo, então escolho qualquer um desde que meu dinheiro possa comprar!" Mas o seu cabelo sempre te diz o que é melhor para ele, e um shampoo que atende as necessidades do seu cabelo deve ser escolhido com carinho, e há muito shampoo que cabe em nosso bolso.
Já perceberam que os cabeleireiros utilizam pouquíssimo shampoo? Eles não estão fazendo isso para economizar o produto e sim porque não é preciso usar um monte de shampoo para lavar o seu cabelo! O shampoo em excesso deixa o cabelo pesado, por isso é necessário o mínimo de produto mas que seja o suficiente para limpar os fios. A quantidade certa de shampoo a ser usada em um cabelo longo é (pasmem!) uma colher de sopa! Pouquíssimo né? Em um cabelo médio a quantidade é meia colher de sopa e em cabelos curtos, uma colher de chá!
Pensando em vários tipos de cabelo, classifiquem a ordem onde cada shapoo encaixa em determinados cabelos. Dê uma olhada:
  • Shampoo para Cabelos Secos
Procure sempre utilizar shampoos sem sal que contenham em sua fórmula manteiga de caritê, ou queratina, ou arginina, vitamina A, óleos, mandioca, babosa, pronobis, óleo de argon, joborandi, ceramida, D-Pantenol, óleos de amêndoas, castanha do pará, aloe vera ou colágeno.

  • Shampoo para Cabelos Oleosos
 Use shampoo adstringentes, com pH neutro, extrato de urtiga, extratos de frutas cítricas, ou shampoos que oferecem frescor ao couro cabeludo, ou colágeno. Uma vez por semana você também pode usar shampoo anti-resíduo ou esfoliante capilar.
  • Shampoo para Cabelos tingindos
 O shampoo ideal deve conter filtro solar, colágeno e substâncias antioxidantes.

  •  Shampoo para Cabelos Alisados
O shampoo ideal deve conter aminoácidos e/ou queratina, deve ser sem sal reconstrutivo, anti-química, queratina, pronóbis, óleo de argan, manteiga de caritê, colágeno, mandioca, óleo de amÊndoas. E pode usar uma vez por mês o shampoo anti-resíduo.

  •   Shampoo para Cabelos Sem Volume
Procure  um shampoo que contenha em sua fórmula aminoácidos, colágeno, pantenol e magnésio, esses ingredientes contribuem para elevar a densidade dos fios capilares.

  •   Shampoo para Cabelos Cacheados 
Procure um shampoo que tenha substâncias como ceramidas, colágeno, proteínas da seda ou do leite.

  • Shampoo para Cabelos com mechas ou Luzes
Procure usar shampoo que contém em sua fórmula proteínas e colágeno, para assim evitar que a descoloração deixe os fios secos. Procure também shampoos próprios para luzes. Há os shampoos com pigmentos violeta (serve justamente para desamarelar os fios, não clareia o cabelo, apenas realça o loiro e desmascarando o amarelado gema) e o pigmento azul (neutralizam o tom amarelo e alaranjada e ilumina os cabelos claros).

  • Shampoo para Cabelos Com Volume
Necessitam de um shampoo que tenha propriedades umectantes, o silicone, colágeno e o aloe vera são algumas dessas propriedades.


Massagear bem! Lavar os cabelos não é só tacar o shampoo na cabeça, esfregar de qualquer jeito e enxaguar. Tudo tem que ser feito com calma e paciência. O primeiro passo é não colocar o shampoo direto na cabeça, e sim colocar nas mãos e depois levar para os fios, para que não corra o risco de ficar com acúmulo de produto em um local só. Com o shampoo já no cabelo, faça massagens circulares em todo o couro cabeludo com a ponta dos dedos (nada de unhas). Não tenha pressa e massageie bem devagar. Depois, massageie o comprimento do cabelo da raiz até as pontas.
Depois de tudo isso, enxágue MUITO BEM o cabelo, nada de deixar shampoo nos fios! Enxágue quantas vezes forem necessárias até que todo o produto tenha sido retirado.

Descrição de algumas substâncias:
Bepantol
O que é: É uma substância proveniente da pró-vitamina B5 que hidrata, revigora e tem função antiqueda.
Ideal para cabelos: Normais e secos, com químicas ou que caem demais.

Aloe vera
O que é: É um líquido extraído da babosa com propriedades revitalizantes e nutritivas, rico em aminoácidos.
Ideal para cabelos: Normais e secos.

Ceramida
O que é: A ceramida é proteína altamente hidratante, ajuda a selar as cutículas do fio e garante mais resistência e proteção.
Ideal para cabelos: De todos os tipos.

Colágeno
O que é: Proteína que condiciona as madeixas e também as deixa mais resistentes e fortes.
Ideal para cabelos: De todos os tipos.

Proteína
O que é: Substância extraída do leite, do trigo, da seda ou da aveia. Envolve os fios formando um escudo protetor contra danos.
Ideal para cabelos: Secos e quebradiços.

Óleos vegetais
O que é: Óleo extraído de frutas ou sementes como uva, abacate ou amêndoas. Torna as mechas macias e brilhantes.
Ideal para cabelos: Secos e ressecados.

Queratina
O que é: Proteína, sendo um dos principais componentes do cabelo.
Ideal para cabelos: Danificados.

Jaborandi
O que é: Substância adstringente que controla o excesso de oleosidade no couro cabeludo.
Ideal para cabelos: Oleosos e fracos com queda.

Tutano de boi
O que é: De origem animal, recupera os cabelos danificados por tinturas e alisamentos.
Ideal para cabelos: Quimicamente tratados.

Karité
O que é: Substância retirada de uma fruta africana com poder hidratante e amaciante.
Ideal para cabelos: Crespos, ressecados e quebradiços.

Silicone
O que é: Substância que forma uma película em volta do fio, diminuindo a eletricidade
e conferindo brilho.
Ideal para cabelos: Secos e com frizz.

Lanolina
O que é: Potente emoliente e amaciante extraído da lã do carneiro.
Ideal para cabelos: Danificados
.


Existem também, alguns Shampoos especiais:

shampoo antiresíduo: É especifico para limpeza profunda dos fios, e não deve ser usado diariamente. O ideal é usá-lo uma vez por semana ou de quinze em quinze dias. Tem a capacidade de remover restos de produtos utilizados diariamente nos fios, como condicionadores, mousse, leave-in, reparadores de pontas e etc. Estes produtos acumulam nos fios deixando-os sem vida, opacos e pesados. Importante lembrar que não é recomendado para cabelos tratados com progressivas e definitivas, pois retira o processo feito anteriormente, a menos que seja para fazer um novo procedimento. E deve ser esfregado com muito cuidado e paciência nos cabelos, pois abre suas cutículas podendo até mesmo, quebrá-los.

Shampoo sem sal:
É mais suave do que os outros shampoos, indicado para cabelos com químicas, principalmente com escovas progressivas. 


Shampo Bomba: O shampoo bomba é a mistura de um shampoo de sua preferencia mas tem que ser SEM SAL, Monovin A e Bepantol solução, o que seria esses dois produtos? o Monovin A é concentrado de vitamina A e é usado de forma injetável em aninais para que os mesmos fiquem com os pelos mais saudáveis e com muito brilho, o bepantol  Ajuda a hidratar o cabelo, pois tem poder regenerador, fortalece a raiz e os fios de cabelo,melhora sintomas de inflamação do couro cabeludo, diminui a coceira, estimula a pigmentação (o que pode ser interessante para desacelerar o aparecimento de cabelos brancos).
Os ingredientes são:
  • 1 shampoo de 300ml SEM SAL de sua preferência
  • 3ml de Monovin A (1ml para cada 100ml de shampoo)
  • 5ml de Bepantol Solução
 Misture tudo em um recipiente maior e em seguida feche o pote e pode começar a usar. Você vai lavar seus cabelos normalmente massageando o couro cabeludo, é aconselhável você intercalar os dias ou seja você vai lavar dia sim dia não. Use 3 meses seguidos e intercale 2 meses.
 

Encontra-se em farmácias e drogarias.

 



Encontra-se em lojas veterinárias.

 

Um comentário: