sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Violeta Genciana


Vamos entender o que é Violeta Genciana , para que serve e como aplicar?!

Em termos Científicos e Químicos


Violeta Genciana(violeta cristal, Violeta de Metila 10 B, com nome científico (químico) de cloreto de pararosanilina) é um conhecido agente antisséptico e antimicótico, corante primário usado no processo de coloração de Gram, e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele e gengivas. Normalmente preparado como uma solução diluida (aprox. 1%) em água, é usada pincelada sobre a pele ou gengivas para o tratamento ou prevenção de micoses. Violeta de genciana não requer prescrição médica (nos EUA), mas neste país não é facilmente encontrável em farmácias. Absorventes íntimos tratados com violeta de genciana são algumas vezes usados para aplicações vaginais.
Violeta de genciana também é conhecida como Andergon, Violeta de anilina, Axuris, Badil, Violeta Básico 3, Violeta Brilhante 58, Gentiaverm, Violeta de Metila 10 BNS, Pyoktanin, Vianin, Viocid, e Viola Crystallina.

Usos

É usado no Brasil em rações para aves, assim como para carimbar cortes de carne em matadouros (procurar legislação atualizada para seu uso).
É usado também em cirurgia plástica, dermatologia e Medicina Estética para demarcação da pele.
De maneira similar, é usado para marcação de piercings na língua.
Muito comum seu uso para curar a estomatite.
Precauções

A FDA (Food and Drug Administration) EUA tem determinado que violeta de genciana não tem sido mostrado por adequados dados científicos ser seguro para uso em rações animais. O Uso de violeta de genciana em rações animais causa a adulteração do alimento e uma violação da legislação Federal Food, Drug, and Cosmetic Act. 21CFR589.1000.
O pior efeito colateral comum do violeta de genciana é manchar a pele e tecidos, mas se usados sobre ulcerações feridas abertas pode causar manchas permanentes indesejadas (tatuagens indesejadas). Considera-se geralmente seguro para o uso em crianças e mães amamentando. Foi aplicado mesmo à boca e aos bordos de infantes prematuros, e tem um historia longa de uso seguro. Muitos recomendaram-no para o entorno do mamilo, e a La Leche League lista o violeta de genciana como uma alternativa possível, entretanto, em quantidades grandes, violeta de genciana pode conduzir à ulcerações da boca e da garganta de um bebê e é ligada com o câncer da boca. Dr. Sears recomenda usá-lo frugalmente. Violeta de genciana tem sido ligado ao câncer no trato intestinal de outros animais.
Ao usar peles ou revestimentos quaisquer coloridos por violeta de genciana, cuidado deve ser tomado em misturar concentrações baixas somente do cristal em água morna. Isto evita que o material alcance uma tonalidade dourada. Adicionalmente, os revestimentos impermeáveis devem ser esfregados levemente com esponjas, lãs de aço, ou lixas finas antes de tingir-se.

 Onde comprar Violeta Genciana

Violeta Genciana (VG) encontra-se em Farmácias e Drogarias. Custa, no máximo, R$5,00.
 Em termos de Aplicações de Cabelos

Atualmente, o Violeta Genciana é utilizado por algumas pessoas para tingir os cabelos, mas não é indicado sem o apoio do uso de um condicionador, pois a solução costuma ser vendida diluída em álcool, que resseca os fios e deixa-os fracos e quebradiços.
Recomenda-se utilizá-la para tingir seu cabelo de roxo ou neutralizar o aquele indesejado “amarelão” do cabelo loiro deixando-o com aspecto mais acinzentado, ou seja, aquele tão desejado cabelo “loiro platinado”.
VG age rapidamente e visualmente nos cabelos assim que é aplicada. Recomenda-se que após comprar o produto, deixe-o aberto por no mínimo 30 minutos para que o álcool evapore e assim resseque menos o teu cabelo. Use luvas e aplique em locais que não haverá problemas se algo manchar. Use somente vasilhas de plástico. 

Usos

Receitas para Aplicar Violeta Genciana (VG) no Cabelo:
Obter o cabelo Loiro Platinado ou simplesmente com tom Acinzentado tirando o "amarelão" do cabelo

É um líquido violeta bem concentrado, e é um truque muito usado para neutralizar tons amarelados do cabelo, mas deve ser usada com muito cuidado para não deixar o cabelo roxo.
  • VG no creme: Coloque 2 gotas, no máximo 3, na quantidade de creme que você costuma usar para hidratar o cabelo. Misture bem e aplique imediatamente no cabelo. Deixe por no máximo 3 minutos, observe a cor, se roxear em algumas partes enxágüe imediatamente, o tom ideal é acinzentado. Não chumba o cabelo. Você pode optar por aplicar o VG após lavar os cabelos ou antes.

  • VG diluído em água: coloque 2 gotas de VG em 450ml de água. Lave o seu cabelo, hidrate e enxágüe normalmente. Em seguida, jogue a água de VG, observe e enxágüe rapidamente com água em abundância. Lave com condicionador. Enxágüe e use um livin. Seque normalmente.

Para pintar de Roxo:


Coloque a mistura de creme com bastante de gotas de VG, aplique no cabelo e deixe por 10 a 15 minutos. Observe. Lave, enxágüe e hidrate bastante.

Atenção: faça sempre o teste de mecha, quanto mais gotas você colocar mais roxo ficará o cabelo.







Precauções

O VG agride muito o cabelo por não ser próprio para aplicar nos fios e conter álcool. Seu uso constante produz quebra e ressecamentos. Como é usado em animais, foi comprovado que estes já constatou câncer no intestino, mas neles é injerido então costuma ser outra situação. A solução para quem não consegui viver sem o VG é hidratar e nutrir bastante as madeixas.




16 comentários:

  1. Nossa que lindo pena que meu cabelo e muito escuto acho que não vai pegar legal.
    To participando aqui me visita la também.
    todasfeminices.blogspot.com.br

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu pegou.. so nao tem como postar.. meu e castanho escuro ficou azul escuro(noite) as maos roxas rs

      Excluir
    2. No meu pegou.. so nao tem como postar.. meu e castanho escuro ficou azul escuro(noite) as maos roxas rs

      Excluir
  2. Para pegar vc precisará descolorir o cabelo.. Comece fazendo em apenas uma ou duas mechas.. eh super na moda.....Obrigada por seguir.. bjos.. Sigo o teu tbm

    ResponderExcluir
  3. Pra pegar achooh que irá ter que descolorir ficaria legal eu tenho meu cabelo descolorido em várias mechas e fiz varias cores por cima todas coloridas combinando e ficou muuuito legal

    ResponderExcluir
  4. Eu uso um shampoo e uma máscara com pigmento azul, gostaria de saber se o resultado com VG é mais satisfatório... Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar acho que menina ai dona do Blog não é cabeleireira. porque recomendar VG para colocar nos cabelos e o fim do mundo e vai totalmente ao contrário das regras éticas e morais. Um produto destinado para cura de Candidíase, aftas e estomatites sendo colocado no cabelo. Se fosse tão fácil assim todas as empresas de cosméticos do mundo não gastariam seu tempo e dinheiro em pesquisas para desenvolver produtos anti amareladores para cabelos.Usar VG nos cabelos é a mesma coisa que vc estar doente e em vez de ir ao médico vai ao veterinário, afinal de contas os dois são médicos só que com causas distintas.

      Excluir
    2. Coitada gente eh melhor pesquisar bem antes de falar besteira pq qualquer loira q se preze já usou vg pra platinar os fios .. aí chega uma criatura dessas vagando pela boca... triste ..

      Excluir
    3. Cagando*
      Tanta coragem que posta em anonimo

      Excluir
    4. Cagando*
      Tanta coragem que posta em anonimo

      Excluir
    5. Coitada gente eh melhor pesquisar bem antes de falar besteira pq qualquer loira q se preze já usou vg pra platinar os fios .. aí chega uma criatura dessas vagando pela boca... triste ..

      Excluir
  5. O cabelo da minha mãe ficou lindo um loiro claro, coisa que ela não conseguiu fazer com shampoo e mascaras violeta ..

    ResponderExcluir
  6. o meu ficou lindoooooooooooo e maravilhoso com a vg!

    ResponderExcluir
  7. claro né queridas os salões querem nosso rico dinheiro eles nunca vão indicar a vg..... la vc paga no minimo 50 reais para tonalizar e com a VG vc paga 3,50...... fica adica......

    ResponderExcluir
  8. tenho cabelos brancos mas ficam amarelados; como proceder

    ResponderExcluir
  9. tenho cabelos brancos mas ficam amarelados; como proceder

    ResponderExcluir